home

Exportações cresceram 15% em 2010

Exportações cresceram 15% em 2010

O sector exportador tem hoje melhores condições do que há uns anos para se afirmar, disse hoje José Sócrates na abertura do Congresso das Exportações. José Sócrates destacou, alem de áreas como as energias renováveis, o papel da Ciência.

 

Ver vídeo..

Em cinco anos, diz Sócrates, Portugal duplicou o investimento em Ciência, medido em percentagem da riqueza criada no País.
O primeiro-ministro declarou  que as exportações portuguesas cresceram mais de 15% em 2010, acrescentando que tal demonstra que Portugal foi dos países que mais rapidamente recuperaram da crise de 2009.  Sócrates disse mesmo que as exportações, o comércio internacional “deve ser uma prioridade indiscutível na economia portuguesa para o ano de 2011” e afirmou que “o Estado e as empresas estão determinados a fazer uma agenda comum” neste sector.
“O país precisa de saber em primeiro lugar que é possível concertar esforços, construir iniciativas e dinâmicas que reforçam as exportações”, disse Sócrates, acrescentando que as reformas conjuntas entre privados e o Estado são “as que mais rapidamente têm sucesso, mais rapidamente produzem resultados”.
O Congresso das Exportações, que hoje decorre em Santa Maria da Feira, deverá estabelecer um plano que permita alavancar a mobilização da economia e impulsionar a cooperação estratégica entre grandes empresas e PME.
Classificado por  Vieira da Silva, como “o encontro mais representativo jamais realizado” em Portugal, o evento reúne centenas de empresas e conta já com mais de mil participantes, numa altura em que a promoção do sector exportador é usado como uma das mais importantes bandeiras do Executivo para dinamizar a economia portuguesa.