Executivo Socialista já deu início a 66% das medidas do seu programa
“Cumprir, com resultados”. Um ano após a sua entrada em funções, o Governo do PS já deu início a cerca de 66% das quase 1100 medidas inscritas no programa para os quatro anos de legislatura, estando 31% em fase preparatória e 35% já em execução.
No documento de balanço do primeiro ano do XXI Governo, que se cumpriu no sábado, o Executivo liderado por António Costa destaca que as políticas orientadas para a reposição dos rendimentos dos portugueses e para o relançamento da economia e do emprego são as que observam uma percentagem mais elevada de medidas já iniciadas e em execução, traduzindo a prioridade de inverter o ciclo de políticas de austeridade prosseguido pelo anterior Governo PSD/CDS e afirmar os três eixos centrais da nova governação: Mais Crescimento, Melhor Emprego e Maior Igualdade.
Dos capítulos que estruturam o Programa de Governo, a “Convergência com a Europa”, o “Virar a página da austeridade” e “Mais coesão, menos desigualdades” são aqueles que apresentam uma taxa de execução mais elevada nas medidas correspondentes.
No documento, o Governo socialista sublinha ainda o cumprimento das posições conjuntas assumidas com BE, PCP e PEV, partidos que integram a maioria parlamentar que o apoia, salientando igualmente a importância da nova atitude perante os parceiros europeus para os resultados positivos conseguidos pelo país neste primeiro ano.
Entre as marcas da governação, destacam-se a retoma da aposta na Educação, a promoção da inovação da economia, o fortalecimento e modernização do Estado, o combate à pobreza e às desigualdades, a valorização do território e a capitalização das empresas.
“Continuará a ser dada prioridade às pessoas, ao território e ao papel do Estado e das políticas públicas como condições essenciais para construir uma sociedade mais coesa e uma economia mais competitiva”.
Veja aqui o balanço detalhado do primeiro ano do XXI Governo Constitucional.
Cumprir, com resultados.