home

Executivo não tem mandato para cortar na educação

Executivo não tem mandato para cortar na educação

O líder da bancada do PS considerou “deprimente” a entrevista de Passos Coelho à TVI e advertiu que este Governo não tem mandato para cortar nas despesas da educação no âmbito da reforma do Estado.

“Foi uma entrevista deprimente e em que falou sobre medidas para as quais não tem qualquer mandato”, afirmou Carlos Zorrinho, numa alusão ao facto de o primeiro-ministro ter admitido que, no plano constitucional e no âmbito da reforma do Estado, há margem para maiores alterações no sector da educação do que, por exemplo, na saúde.

Segundo o líder parlamentar do PS, “o primeiro-ministro não recebeu qualquer mandato dos portugueses para cortar mais na educação e, por essa via, destruir um sector crítico para o futuro do país”.

“Há limites do ponto de vista das regras do país e há um consenso nacional e até mesmo internacional em relação à importância da educação. Este é um exemplo, entre muitos outros, de uma entrevista que foi absolutamente deprimente e que demonstrou que, enquanto ator do pensamento político, o primeiro-ministro chegou ao fim da linha”, acusou.