home

Execução orçamental de 2014 revela enorme custo social e cortes no investimento público

Execução orçamental de 2014 revela enorme custo social e cortes no investimento público

O deputado do Partido Socialista, João Galamba, considerou que o exercício orçamental de 2014 “é um brilharete” conseguido à custa de “sacrifícios futuros” e de um “enorme custo social”. 

Após ser conhecida a síntese da execução orçamental o parlamentar recordou, em declarações na Assembleia da República, que “não podemos esquecer os custos sociais e económicos desta estratégia orçamental e este brilharete é isso mesmo, um brilharete que foi feito à custa de sacrifícios futuros e de sacrificar o desenvolvimento do país no futuro à custa do investimento público”.

O corte no investimento público, no final do ano passado, de 700 milhões de euros significa que “para fazer um brilharete de curto prazo [o governo] sacrificou o futuro do país, sacrificando investimentos que são fundamentais, também para execuções orçamentais futuras”, observou o deputado socialista.

João Galamba destacou ainda “o enorme custo social” dados os problemas existentes na saúde, na justiça e na educação. “Mais de 50 mil crianças perderam o acesso ao rendimento social de inserção e cerca de 40 mil perderam, já este ano, o abono de família”, exemplificou.