Excelente notícia para o país e boa notícia para a Europa
O PS, através de João Galamba, congratulou-se com a decisão da Comissão Europeia de cancelar a aplicação de multas a Portugal, elogiou a atitude combativa do Governo e considerou ainda que é “uma tripla derrota para aqueles que tentaram oportunisticamente explorar” este processo.
Para João Galamba, a decisão da Comissão Europeia de cancelar o processo de multa aplicável a Portugal pelo incumprimento da meta do défice em 2015 é ainda “uma excelente notícia para o país e uma boa notícia para a Europa”.
“Sempre dissemos que não havia qualquer justificação para a multa e que seria contraproducente do ponto de vista financeiro, orçamental e também político”, sublinhou o deputado socialista.
Segundo o porta-voz do PS, esta decisão “é uma tripla derrota para aqueles que tentaram aproveitar-se oportunisticamente” da ameaça das sanções”.
Em primeiro lugar, frisou, “porque fica demonstrado que o Governo se bateu pela defesa do interesse nacional e foi competente nessa defesa”.
Em segundo lugar, sublinhou, “também se confirma que a ideia de que esta ameaça se mantinha sobre Portugal por falta de confiança no Governo e na maioria parlamentar não tinha qualquer sustentação”.
E, em terceiro lugar, porque “a atitude combativa do Governo e unidade de todos os órgãos de soberania na defesa do interesse do país mostra que vale a pena ter uma atitude diferente no nosso relacionamento com a União Europeia e rejeitar a subserviência”.
João Galamba considerou ainda que com esta decisão é tempo de “acabar com os psicodramas dos planos B”.
Segundo o dirigente socialista, o que se passou nos últimos meses, designadamente ao nível da execução orçamental, a decisão de hoje, os compromissos assumidos pelo PS e o Programa de Estabilidade do Governo são dados suficientes para se “abandonar definitivamente essa história dos planos B”.
in Acção Socialista.