home

Europa foi tema central entre Seguro e Bersani

Europa foi tema central entre Seguro e Bersani

O secretário-geral do PS e o secretário do Partido Democrático italiano, Pier Luigi Bersani, realizaram uma conferência de imprensa para dar a conhecer os assuntos que foram discutidos entre eles, que se focaram principalmente na Europa.

António José Seguro começou o seu discurso admitindo que admirou Bersani quando, num período difícil para os italianos, colocou os interesses do país à frente dos interesses partidários. “Isso densificou a sua exigência perante a causa pública”, afirmou.

Foi revelado que a questão central foi a Europa, que, a seu ver, deverá ter como prioridade o emprego e o crescimento económico. Seguro voltou a sublinhar que austeridade não é solução.

“A Europa precisa de mais economia, emprego e crescimento económico, tem a necessidade de se desenvolver e ser mais próxima dos cidadãos”, defendeu o líder do Partido Socialista.

Pier Luigi Bersani revelou que o seu partido fez o que fez “com o slogan ‘Itália em primeiro lugar’”. Afirmou que o povo italiano vive momentos muito difíceis e condições adversas, tal como Portugal, e demonstrou solidariedade para com o desafio que o PS está a enfrentar na situação atual do país.

O secretário do Partido Democrático assegurou que “o PS está a demonstrar responsabilidade com o intuito de Portugal encontrar o seu próprio caminho”.

Bersani defendeu a ideia de que a Europa, sozinha, não se vai salvar. É necessária união. Deu o exemplo de que é preciso haver regras sobre as agências de rating e que a opinião pública também é fulcral para o caminho seja mudado.

António José Seguro terminou a conferência desejando que Pier Luigi Bersani seja “o próximo a assumir funções em Itália”.