home

Eurodeputados do PS votam contra plano de austeridade

Eurodeputados do PS votam contra plano de austeridade

uniao_europeia_pormenor_bandeiraO Grupo da Aliança Progressista dos Socialistas e Democratas no Parlamento Europeu, grupo do qual faz parte o Partido Socialista, votou contra o Pacto de Austeridade que foi hoje apresentado no Parlamento Europeu, por considerar que este não coloca a União Europeia no caminho do crescimento económico.

O Plano contempla medidas austeras e injustas que desprotegem os cidadãos europeus do ponto de vista social, pois não oferece nenhuma alternativa de crescimento económico ou de crescimento do emprego. Revela-se também um plano injusto, pois continua a privilegiar o sector financeiro em detrimento dos contribuintes que se vêem confrontados com a possibilidade de adicionais aumentos de impostos.

Para evitar uma recessão, a UE precisa de urgentemente de seguir uma política que equilibre de forma justa uma consolidação fiscal com o crescimento da economia e do emprego. Como tal, o Partido Socialista subscreve o documento “Uma saída justa para a crise”, que apresenta um caminho claro para aliar uma consolidação fiscal com medidas de salvaguarda do investimento e dos serviços públicos, que promove o crescimento económico e do emprego, que estabiliza os mercados financeiros e reduz os custos das dívidas públicas.