Crescimento da despesa confirma investimento na Saúde

Crescimento da despesa confirma investimento na Saúde

Falando aos jornalistas à saída da 14ª Conferência Internacional de Saúde Urbana, que ontem teve lugar em Coimbra, o ministro da Saúde, referindo-se aos números divulgados um dia antes pela Direção-Geral do Orçamento, que indicam e sinalizam que houve um aumento da despesa no setor da Saúde, e “não uma diminuição”, afirmou que fica provado, com esta demonstração, que não só “não houve nenhuma austeridade ou cortes no setor da saúde”, como nunca houve, “como está a haver em 2017, tanto dinheiro alocado à saúde”.

E a prova de que não só não houve cortes nem austeridade no setor, lembrou o titular da pasta da Saúde, está plasmado, como sublinhou, no facto de se verificar mais crescimento, quer em atividade “com mais consultas, mais cirurgias e mais medicamentos inovadores”, quer na integração no sistema de mais quatro mil profissionais.

O ministro lembrou ainda que o Governo está a construir “um grande número de centros de saúde e a lançar hospitais”, iniciativas que na opinião de Aldalberto Campos Fernandes “desmentem a ficção” de que há cortes ou restrições na saúde, apontando mesmo que, no conjunto do Governo, a saúde é o setor que mais está a crescer.

E está a crescer, como realçou, não apenas em encargos com pessoal, mas também em mais “aquisições de bens e serviços”, nomeadamente em medicamentos, sublinhando o ministro que este esforço que está a ser feito tem por objetivo “dar prioridade a um setor que estava atrasado e a precisar de mais recursos”, lembrando, contudo, que o Governo não se esquece de que “há matérias que têm 20 anos de atraso”, designadamente em relação “às carreiras profissionais”.

Carreiras descongeladas já em janeiro

Quanto a este último ponto, Adalberto Campos Fernandes garantiu que já no próximo mês de janeiro o Governo vai dar início ao processo de descongelamento das carreiras, uma iniciativa, como lembrou, que vai representar “um esforço enorme para todo o conjunto da sociedade”, mas que não deixará de trazer significativos benefícios à população e ao setor.

O ministro teve ainda ocasião para afirmar que em sua opinião o país “não pode voltar para trás”, defendendo a propósito que a saúde “tem de atender às necessidades das pessoas”, o que não implica, como adiantou, que o Governo subestime a sua própria estratégia, que passa, como aludiu, a “mais crescimento económico e à criação de emprego e de contas públicas controladas e sustentadas”.

Governo avança com descongelamento de carreiras

Governo avança com descongelamento de carreiras

Tal como estava previsto no programa do Governo, em 2018 começa o processo de descongelamento das carreiras e de reestruturação das mesmas.

Neste contexto, António Costa adiantou que o Executivo está a “iniciar um processo negocial com os sindicatos”, considerando prematuro, porém, apontar como será a solução final.

“A despesa, com certeza, tem de ser controlada, mas vamos negociar com os sindicatos”, frisou o líder do Governo, assegurando que após deixar espaço à negociação e ao diálogo, serão encontradas soluções.

Segundo o primeiro-ministro, as carreiras na função pública “estão há muitos anos congeladas”, pelo que, defendeu, “é necessário resolver esse problema”.

E esse processo “tem que ser feito de uma forma que corresponda à necessidade de valorizarmos a nossa função pública”, continuou.

Recorde-se que o calendário definido no programa do Governo, tem estado a ser cumprido.

Assim, 2016 foi o ano da reposição gradual dos vencimentos que tinham sido cortados e 2017 será, conforme assegurou o primeiro-ministro, “o ano da consolidação dessa reposição”.

“Todos os funcionários públicos, este ano, já receberão 14 meses do vencimento”, reforçou, insistindo em que, para 2018 está previsto a devolução da perspetiva de carreira aos funcionários públicos.

Na visita que realizou à Escola Básica nº 1 de Elvas, António Costa aproveitou também para anunciar que o referido estabelecimento de ensino vai ter novas instalações.

PARTICIPE NO PARTIDO SOCIALISTA

Seja PS

Se tem interesse em ajudar-nos a melhorar este país, assuma o compromisso político como militante do Partido Socialista.

Junte-se agora

Acompanhe o PS no WhatsApp e Telegram

Subscreva a nossa Newsletter

Ligações úteis

  • Grupo Parlamentar do Partido Socialista
  • Juventude Socialista
  • Partido Socialista Europeu
  • Aliança Progressista de Socialistas e Democratas
  • Internacional Socialista
  • Orgãos do PS
  • Federações
  • Política de privacidade

Site oficial do PS – Partido Socialista © Copyright 2025. All Rights Reserved.