home

Estudo revela que actual Governo foi o único que conseguiu reduzir despesa do Estado

Estudo revela que actual Governo foi o único que conseguiu reduzir despesa do Estado

Um estudo sobre a evolução da despesa do Estado em Portugal entre 1985 e 2009, da autoria de Ricardo Reis, professor da Universidade de Columbia, concluiu que foram os governos de Durão Barroso, Pedro Santana Lopes e Cavaco Silva quem mais fez aumentar a despesa do Estado em Portugal e que foi o actual executivo de José Sócrates o único que a terá conseguido reduzir entre 2005 e 2008.

Em conferência de imprensa, citando dados deste ensaio, João Tiago Silveira afirmou que “os portugueses ficam a saber, a partir de agora, a quem devem e a quem não devem entregar as suas poupanças” e salientou que o estudo “prova que, com o PSD no poder, a despesa cresce em média 0,35 do Produto Interno Bruto por ano” e que, “quando o PS está no Governo, o crescimento da despesa é inferior, sendo apenas de 0,25 por cento do PIB por ano. Ou seja, o PSD gasta mais do que o PS”.

De acordo com o porta-voz do PS, este estudo permite também concluir que “o maior aumento da despesa registou-se com os governos de Durão Barroso e Pedro Santana Lopes, quando Manuela Ferreira Leite desempenhava as funções de ministra de Estado e das Finanças. Os números não mentem: o crescimento da despesa foi de 0,48 por cento na altura dos governos de Durão Barroso e de Pedro Santana Lopes, seguindo-se os governos de Cavaco Silva com 0,32 por cento, de António Guterres com 0,31 por cento e de José Sócrates com apenas 0,14 por cento”.

Para João Tiago Silveira, os dados demonstram também que o Governo de José Sócrates “teve a rara distinção de ter sido o único capaz de reduzir o tamanho do monstro da despesa do Estado em meio ponto percentual entre 2005 e 2008. O ensaio diz mais: se excluirmos o aumento da despesa ocorrido no primeiro trimestre de 2009, devido à crise mundial e à necessidade de ajudar empresas e pessoas, este teria sido o Governo realmente capaz de reduzir o tamanho do monstro”.

O porta-voz socialista concluiu que”fica agora provado que foi um Governo que teve Manuela Ferreira Leite como ministra das Finanças que criou o maior monstro e o maior défice dos últimos 24 anos”.