home

“Este Governo não é para transparências”

“Este Governo não é para transparências”

O secretário nacional do PS António Galamba escreveu um artigo de opinião para o jornal Público, intitulado “Este Governo não é para transparências”.

António Galamba começa por atacar o Governo, afirmando que “a opacidade é a imagem de marca nos processos de privatização, nas nomeações, nos compromissos internacionais que assume ou nas resignações em nome de Portugal e na propriedade dos órgãos de comunicação”.

“Esta maioria é opaca no que não deve ser, no que tem a ver com a perceção com o sentido político da governação ou com o Estado de Direito Democrático, e transparente no que o país dispensava, nos amuos e arrufos entre os partidos da coligação ou entre os membros do Governo”, acusa.

O dirigente socialista explica que, “em matéria de privatizações, o Governo tinha até 14 de dezembro de 2011 para estabelecer o regime extraordinário para salvaguarda de ativos estratégicos em sectores fundamentais para o interesse nacional, em observância do direito comunitário”. “Passou um ano e a gula dos negócios sobrepõe-se ao interesse nacional”, acrescenta.

Já na transparência da propriedade dos órgãos de comunicação social, “a maioria PSD/CDS continua a dar cobertura às movimentações sem rosto e sem transparência que estão a ocorrer, confortada com o conhecimento privado que alguns membros do Governo possam ter sobre as fontes de financiamento e de titularidade de propostas em circulação”.

António Galamba defende, assim, que os portugueses têm direito a saber quem são os proprietários dos órgãos de comunicação social.

“Mais tarde do que cedo, a maioria vai compreender que tapar o sol com a peneira nunca foi solução para nada”, concluiu.

Leia aqui