home

“Este é o caminho a seguir de modo a assegurar que o país continue a financiar-se nos …

“Este é o caminho a seguir de modo a assegurar que o país continue a financiar-se nos …

Teixeira dos Santos, garantiu hoje que Portugal vai cumprir as metas de redução do défice orçamental em 2010 e em 2011, e considerou que os mercados podem estar seguros destes objectivos.

“Portugal reduzirá o seu défice orçamental em 2010 em 2 pontos percentuais do PIB. O parlamento aprovou na semana passada o orçamento para 2011 na base de um acordo político entre os dois maiores partidos. As medidas de austeridade preconizadas nesse orçamento serão levadas até ao fim de modo a assegurar que o défice desça para 4,6 por cento do PIB em 2011”, disse o Ministro das Finanças.
Teixeira dos Santos realçou que “Portugal leva assim a cabo uma das maiores reduções do défice das contas públicas no seio da Zona Euro e da União Europeia” e que, “a par desta consolidação, Portugal tem em curso um programa de privatizações que permitirá controlar e inverter o andamento da dívida pública”.
Além disto, referiu o ministro, “Portugal prosseguirá e aprofundará as reformas estruturais em curso de modo a aumentar o potencial de crescimento do país”.
Segundo Teixeira dos Santos, “os portugueses já perceberam, e os mercados podem estar certos disso, que este é o caminho a seguir e o caminho que será de facto seguido sem hesitação, de modo a assegurar que o país continue a financiar-se nesses mesmos mercados”.