Estão criadas condições para que o PS possa assegurar governo maioritário e estável
À saída do encontro com Cavaco Silva, o líder socialista sublinhou que o PSD, como foi assumido por Pedro Passos Coelho, não conseguiu formar uma solução governativa maioritária e não reúne condições de poder encontrá-la no quadro parlamentar. António Costa assegura que, perante este cenário, o PS está disponível para assumir as responsabilidades que lhe cabem e o dever de contribuir para proporcionar ao país uma solução de Governo estável e com suporte parlamentar maioritário dos partidos de esquerda.
O Secretário-geral do PS defendeu ainda “ser do interesse nacional não prolongar no tempo uma situação de indefinição e incerteza no futuro coletivo, através de soluções que antecipadamente se sabe não terem viabilidade” de apoio maioritário no parlamento.
Tendo em vista o processo de formação do novo Governo, o Presidente da República deu hoje início aos contactos formais com os partidos que elegeram deputados à Assembleia da República. Os encontros realizam-se no Palácio de Belém, sendo recebidas esta tarde as delegações do PSD, PS, Bloco de Esquerda e CDS-PP. Para amanhã estão agendadas as audiências com PCP, Partido Ecologista “Os Verdes” e PAN – Pessoas-Animais-Natureza.
Recorde-se que António Costa tem vindo a desenvolver, na sequência do mandato que lhe foi conferido pela Comissão Política Nacional do PS, um processo de diálogo com todos os partidos com representação parlamentar com o objetivo de encontrar uma solução estável de governabilidade para o país. A compreensão do novo quadro parlamentar e o respeito pela vontade expressa pelos portugueses, no sentido de uma mudança de política assente no crescimento e no emprego, são condições que o Partido Socialista entende como fundamentais para ser encontrada uma boa solução de Governo.