home

"Estamos a apoiar as PME como nunca foi feito no passado”

"Estamos a apoiar as PME como nunca foi feito no passado”

Os apoios às PME e o investimento no comboio de alta velocidade estiveram em destaque no Fórum Novas Fronteiras para a Juventude, que juntou cerca de duas centenas de jovens em Santa Maria da Feira.

Segundo José Sócrates, actualmente estão a ser apoiadas 28.000 PME: “Estamos a apoiar as PME como nunca foi feito no passado. Queremos ser parceiros das empresas para que estas possam enfrentar, com a ajuda do Estado, os problemas”.

O primeiro-ministro destacou também a importância do investimento no comboio de alta velocidade e o seu papel “absolutamente decisivo para aproximar Portugal do Centro da Europa”, negando ter adiado a decisão sobre o TGV: “Há um concurso a decorrer cuja decisão estava pronta para ser tomada em Agosto. A decisão que tomámos foi dizer que, em vez de a tomarmos em Agosto, esperamos, por escrúpulo democrático, que o novo Governo que vier a ser eleito a 27 de Setembro possa decidir”, disse.

Perante uma plateia de jovens, José Sócrates voltou a referir que do programa de Governo do PS fará parte a atribuição de 5.000 estágios profissionais por ano na Administração Pública, considerando que a promoção do emprego para os jovens é também uma obrigação do Estado.

Apelando à mobilização da juventude para as legislativas de Setembro, o primeiro-ministro recordou que o que está em causa é “uma escolha da maior importância entre duas atitudes diferentes para o futuro: a acção e a paralisia, quem quer construir e quem quer destruir, quem tem confiança e quem tem medo do futuro, quem quer fazer avançar o país, e quem quer que o país ande para trás, entre o futuro e o passado”.

A este propósito, apontou o que diz serem as “três principais marcas de modernidade” deixadas pelo seu Governo no país: a aposta na qualificação, na tecnologia e nas energias renováveis, mas “sempre com a preocupação de justiça social”.