home

“Esperamos que esta Comissão seja aliada do Parlamento Europeu”

“Esperamos que esta Comissão seja aliada do Parlamento Europeu”

A aprovação, pelo Parlamento Europeu, da nova Comissão Europeia liderada por Ursula Von der Leyen, com 461 votos a favor, 89 abstenções e 157 votos contra, foi saudada pelo presidente da delegação socialista portuguesa, Carlos Zorrinho, destacando a “votação muito expressiva”, para a qual os socialistas “contribuíram com o seu voto”, mas também “com os principais pilares da ação política”.
“Esperamos que esta Comissão seja aliada do Parlamento Europeu”

Em declarações após a votação, o eurodeputado socialista sublinhou que “agora vamos estar muito vigilantes e muito exigentes, porque esperamos que, em contrapartida, esta Comissão Europeia seja aliada do Parlamento para conseguirmos o financiamento necessário para as políticas de coesão, para as politicas das pescas, para as politicas de proximidade, ao fim ao cabo, para as novas políticas que União Europeia necessita e para por em prática o plano de ação progressista que faz parte do compromisso que fizemos com esta Comissão.”

Concretizar as expetativas dos cidadãos

Também o deputado socialista Pedro Marques assinalou a eleição do executivo europeu, considerando que a nova Comissão Europeia tem uma oportunidade de “realmente começar a concretizar as expetativas dos cidadãos”. Ao intervir na sessão plenária de Estrasburgo, o parlamentar sublinhou a necessidade de “alocar o dinheiro às proclamações que enunciamos”.

“Assim exigimos do Conselho nada menos do que um orçamento ambicioso para o próximo período” porque “chegou a hora de concretizar a descarbonização, o pilar europeu dos direitos sociais e uma economia digital mais justa”, defendeu o cabeça de lista pelo PS ao Parlamento Europeu.

Pedro Marques sustentou ainda que “não podemos continuar a exigir mais e mais às políticas europeias, querendo pagar cada vez menos”.

“Esta união consiste em partilhar um sonho comum de paz e desenvolvimento para todos”, afirmou.