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Espaço Cidadão Solidário leva serviços públicos a pessoas de mobilidade reduzida

Espaço Cidadão Solidário leva serviços públicos a pessoas de mobilidade reduzida

Foi estreado hoje em Lisboa o Espaço Cidadão Solidário, um projeto piloto que leva os serviços públicos aos cidadãos com mobilidade reduzida, proporcionando-lhes um serviço de atendimento digital assistido.
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Através desta iniciativa inovadora, que tinha sido anunciada pela ministra da Presidência e da Modernização Administrativa, Maria Manuel Leitão Marques, ainda para este ano, funcionários das lojas do cidadão ou dos espaços cidadão das juntas de freguesia, quando solicitados para tal, deslocam-se a instituições como lares, centros de dia ou maternidades para auxiliar quem precise, quer por dificuldade de se dirigir aos serviços, quer por dificuldade em usar a Internet.

Todos os serviços públicos, de requerimentos à Segurança Social a pedidos de renovação do cartão do cidadão, poderão ser feitos pelos funcionários, que vão sempre equipados com um computador portátil com ligação à Internet e uma impressora.

O primeiro ato do projeto piloto, que assenta num protocolo assinado entre a Santa Casa da Misericórdia, a Agência para a Modernização Administrativa e as juntas de freguesia de Benfica, Misericórdia e Santo António, foi realizado no lar Santa Joana Princesa, onde uma das residentes teve a ajuda de uma funcionária do Espaço Cidadão para pedir, através da Internet, o complemento solidário para idosos.

A secretária de Estado da Modernização Administrativa, Graça Fonseca, explicou que estarão disponíveis “os mesmos serviços do Espaço Cidadão”, que pode agora deslocar-se para atender aos pedidos de quem tem dificuldade em deslocar-se.