home

Escola de Verão MS-ID

Escola de Verão MS-ID

MAIS AÇÃOMAIS PARTICIPAÇÃO

Os trabalhos da Escola de Verão foram marcados pelo apelo à participação das Mulheres na política ativa, com a Presidente Nacional a dar nota da evolução da estrutura representativa das mulheres e do impacto dessa evolução no acesso das mulheres às lideranças do PS.

Na sessão de abertura, Elza Pais sublinhou o crescimento de 20% do número de concelhias do PS lideradas por mulheres, lembrando que o número de mulheres militantes do PS representa praticamente 50% do número total de militantes do partido.

Dedicada ao tema “Território e Direitos Humanos”, a Escola de Verão contou no primeiro dia com dois painéis de debate. O primeiro momento contou com a participação da Eurodeputada Carla Tavares, do Deputado João Paulo Rebelo e do Presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Paiva, Paulo Marques, para abordar a importância da coesão territorial. Moderado por La Salette Marques, o painel analisou a realidade da coesão territorial à escala local, regional e nacional a partir de perspetivas a diversos níveis de representação: autárquico, parlamentar e europeu, uma metodologia que estimulou bastante a participação da plateia.

O tema dos Direitos Humanos levou à Escola de Verão das Mulheres Socialistas o Eurodeputado Francisco Assis, a Deputada Ana Mendes Godinho e o Presidente da Câmara Municipal de Carregal do Sal, Paulo Catalino. Moderados por Sofia Pereira, a Presidente da Federação da JS de Viseu, os oradores e oradora deixaram claro que é cada vez mais importante olhar para os Direitos Humanos e trabalhar para que se cumpram. Da plateia surgiram questões relacionadas com o acolhimento de comunidades imigrantes, mas também com as muitas desigualdades que ainda afetam a nossa sociedade.

DESAFIOS À PARTICIPAÇÃO POLÍTICA

Alexandra Leitão, Presidente do GPPS, foi a portadora do primeiro desafio deixado às Mulheres Socialistas: “É preciso continuar a trabalhar para travar os retrocessos que querem impor às mulheres. Ainda não chegámos à igualdade e já querem fazer recuar os direitos das mulheres!” Foi com as reflexões e desafios de Alexandra Leitão que fechou o primeiro dia de trabalhos da Escola de Verão, ao qual se seguiu um jantar convívio entre camaradas.

O arranque do segundo dia de trabalhos ficou marcado pela intervenção de Edite Estrela. A Presidente da Comissão Política Nacional das Mulheres Socialistas, a Deputada Edite Estrela, deixou uma mensagem que constituiu uma importante peça de reflexão para a jornada de trabalho.  Edite Estrela não se limitou a recordar as limitações à liberdade das mulheres que existiam antes do 25 de Abril, mas sublinhou também as enormes limitações que hoje lhes são impostas em algumas partes do Mundo, alertando para novas realidades emergentes e incontornáveis, que exigem de todas um alerta permanente.

A sessão de trabalho com mulheres autarcas do PS no segundo dia de trabalhos foi conduzida por Maria Manuel Leitão Marques, a oradora principal do painel em que chamou a atenção para a importância da presença das Mulheres no Poder Local, onde revelam competência, mas também uma indiscutível capacidade para trabalhar em rede e estabelecer relações de proximidade com as pessoas. João Azevedo, moderador da sessão, deu nota de que partilha desta visão e passou a palavra às muitas autarcas do Distrito de Viseu, e de outros territórios, que aproveitaram para colocar questões.

Depois de participar na sessão da manhã da Escola de Verão, Pedro Vaz, Secretário Nacional do PS para o Organização, subiu ao palco para dar nota da importância da Estrutura das Mulheres Socialistas para o PS e da importância para o país do combate pela igualdade. Pedro Vaz sublinhou o aumento do número de lideranças concelhias do PS exercidas por mulheres: “Só nas últimas eleições internas, o aumento foi de 20%”.

Respondendo ao desafio de Alexandra Leitão, Pedro Vaz apelou “às Mulheres Socialistas para se candidatarem às Lideranças do PS”, antecipando a mensagem do Secretário-Geral, Pedro Nuno Santos, para a Escola de Verão das MS-ID, que pode ver AQUI 

“As Mulheres Socialistas são uma plataforma muito importante na sociedade e no PS, apelo para que apresentem mais candidaturas aos órgãos internos em todas as estruturas do PS porque precisamos de mais Mulheres a candidatarem-se a posições de liderança no PS”, afirmou Pedro Nuno Santos.

A Presidente Nacional das MS-ID, Elza Pais, encerrou a edição 2024 da Escola de Verão, afirmando a disponibilidade das mulheres para a política, para o combate aos retrocessos que a direita quer impor e para enfrentar os novos desafios eleitorais. A líder das MS-ID acrescentou que quer mais mulheres candidatas a Presidentes de Câmara, de Assembleia Municipal e de Junta de Freguesia nas próximas autárquicas.

ARTIGOS RELACIONADOS