Envolver as gerações mais jovens na importância da descarbonização e sustentabilidade
Depois de uma visita ao CEiiA – Centro de Engenharia e Desenvolvimento, durante a qual os dois governantes puderam conhecer um conjunto de projetos que têm por objetivo a neutralidade carbónica das cidades, Matos Fernandes sublinhou a relevância de os alunos no final do liceu e início da faculdade estejam conscientes de que a economia tem de crescer, “mas neutra em carbono, regenerando recursos e cabendo dentro dos limites do sistema terrestre”.
Salientando que as questões da sustentabilidade e do ambiente têm de começar a ser abordadas nos currículos do Ensino Superior, Manuel Heitor, por sua vez, afirmou que os jovens têm de perceber que a ciência tem um impacto diário na vida das pessoas e que “há um leque muito variado de sistemas e produtos que ajudam a viver melhor e a passar uma mensagem de confiança para as futuras gerações”.
“Este é um momento importante para trazer os jovens a trabalhar com engenheiros, investigadores e técnicos nas mais variadas áreas”, realçou.
A visita ao Centro de Engenharia e Desenvolvimento ficou ainda marcada pelo lançamento do programa ‘Sustainable Living Innovators’, que vai permitir que 24 jovens desenvolvam conhecimento sobre a sustentabilidade.
Durante a visita, que decorreu no contexto de valorização das cidades e territórios do horizonte 2020-2030, foram ainda apresentados vários produtos e serviços que estão em desenvolvimento no CEiiA, no âmbito das alterações climáticas, da sustentabilidade das cidades e dispositivos médicos.