home

Entregues as moções e candidaturas a Secretário-geral do PS e à liderança das Mulheres Socialistas

Entregues as moções e candidaturas a Secretário-geral do PS e à liderança das Mulheres Socialistas

Publicado por:

Acção socialista

Ação Socialista

Órgão Nacional de Imprensa

O «Ação Socialista» é o jornal oficial do Partido Socialista, cuja direção responde perante a Comissão Nacional. Criado em 30 de novembro de 1978, ...

Ver mais

O presidente do Partido Socialista, Carlos César recebeu esta quinta-feira, na sede nacional, no Largo do Rato, em Lisboa, as candidaturas a Secretário-geral e as respetivas moções políticas de orientação nacional, por parte de António Costa e Daniel Adrião.

O atual Secretário-geral, António Costa, apresenta a sua recandidatura com a moção ‘Recuperar Portugal, garantir o futuro’. Daniel Adrião candidata-se, pela terceira vez, com a moção ‘Democracia plena’.

Também a candidatura de Elza Pais à liderança das Mulheres Socialistas, ‘Avançar em Igualdade’, foi ontem entregue ao presidente do PS, Carlos César, assentando em 11 ideias-chave, das quais se destacam a adoção de orçamentos com perspetiva de género, a educação para a cidadania e a adoção de medidas de combate às desigualdades.

Centrada na recuperação dos atrasos impostos pela pandemia, a moção de estratégia ‘Avançar em Igualdade’ aborda também outros domínios: assegurar uma transição digital justa e sustentável, progredir na representação paritária e alcançar a igualdade no mercado de trabalho são também prioridades enumeradas.

Elza Pais volta a fazer do combate à homofobia e à transfobia uma bandeira pela qual promete continuar a lutar, implementando novas medidas, das quais a ligação formal à Rainbow Rose surge em destaque no documento.

As eleições para Secretário-geral do Partido Socialista vão decorrer, em simultâneo com a eleição dos delegados ao XXIII Congresso Nacional e da presidente e Comissão Política Nacional das Mulheres Socialistas – Igualdade e Direitos (MS-ID), nos dias 11 de junho (por via eletrónica) e 18 e 19 de junho (por via presencial).

O XXIII Congresso Nacional do PS terá lugar nos dias 10 e 11 de julho, decorrendo em formato misto e descentralizado.

Os cerca de dois mil delegados estimados (entre eleitos e inerentes) para a reunião magna do partido serão distribuídos por 13 pontos diferentes do país, consoante as federações distritais a que pertencem, e os trabalhos serão seguidos em modelo de videoconferência.

Em Lisboa, na Sala Tejo do Pavilhão Atlântico, estará a mesa do congresso e os delegados eleitos pelas federações da Área Urbana de Lisboa (FAUL) e Oeste (FRO).

ARTIGOS RELACIONADOS