Ensino Superior e Habitação dominam propostas para OE2018
O encontro dos jovens socialistas tinha como ponto único da ordem de trabalhos a análise da situação política, ponto onde se destacou a discussão sobre a campanha e os resultados das eleições autárquicas, o debate em torno da atual situação social e política na Catalunha, bem como as sugestões sobre quais as posições políticas dos jovens socialistas relativamente ao próximo Orçamento do Estado para 2018.
Na sua intervenção, o Secretário-geral da JS, Ivan Gonçalves, apontou três temas centrais que devem nortear o documento, defendendo, em primeiro lugar, o reforço dos apoios aos estudantes universitários: “A redução de custos para quem estuda no ensino superior tem de ser uma preocupação central no orçamento do estado para 2018”.
“A Juventude Socialista defende um reforço dos apoios aos estudantes deslocados, designadamente através da possibilidade de dedução dos seus gastos com habitação. Defendemos, ainda, o incremento dos descontos para estudantes nos passes sociais para os 50% e o estabelecimento de um teto máximo para o valor da propina do segundo e terceiro ciclo a vigorar nas instituições de ensino superior”, sustentou Ivan Gonçalves.
O líder dos jovens socialistas defendeu ainda “a existência de apoios para jovens na área da habitação, através do reforço de verbas do programa Porta 65 e a necessidade de melhoria da implementação do programa Garantia Jovem”, como temas que devem constar da proposta de Orçamento do Estado.
Por último, houve ainda tempo para a apresentação de um voto de preocupação para com a situação política na Catalunha e um voto de congratulação pelos 25 anos da YES, os quais foram aprovados por unanimidade.