home

Ensino de Português fará parte do currículo em 32 países em 2019/2020

Ensino de Português fará parte do currículo em 32 países em 2019/2020

O Ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, afirmou que no ano letivo de 2019/2020 o ensino de Português vai fazer parte do currículo escolar de 32 países.
Em Lisboa, no 4.º Encontro da Rede de Ensino de Português no Estrangeiro, o Ministro referiu que este valor vai ao encontro do esforço de expansão e consolidação da língua portuguesa e acrescentou que «a ambição é generalizar mais esta presença».
«Com dois projetos-piloto que começarão no próximo ano letivo, estaremos em 32 países», reiterou, acrescentando que «nestes países o Português será uma das línguas estrangeiras curriculares».
O ensino e promoção do Português no estrangeiro assenta numa rede de cursos da responsabilidade do Governo destinada às comunidades portuguesas, que têm atualmente mais de 70 mil alunos, num conjunto de escolas portuguesas nos países lusófonos, e num sistema de integração do ensino do português nos currículos das escolas secundárias de vários países, além da rede de leitorados e cátedras em universidades.
A breve prazo, a meta passa por integrar o ensino da língua como opção no ensino básico e secundário de 40 países, tendo Santos Silva realçado a tendência de crescente procura e interesse pelo Português como língua de herança.