home

Enfermeiros de família serão realidade com Governo socialista

Enfermeiros de família serão realidade com Governo socialista

António José Seguro anunciou que os enfermeiros de família serão uma realidade quando o PS for Governo, com o objetivo de melhorar o sistema de saúde e a vida dos portugueses. 
“Para a política de saúde não pode haver orçamentos anuais. Tem de haver uma visão. A ordem não é primeiro as finanças públicas e depois as pessoas. A ordem é exactamente o contrário. Há uma diferença entre cortes e reformas. A nossa reforma no SNS tem como prioridade as pessoas e não as folhas de excel”, sublinhou António José Seguro, no encerramento da Convenção Nacional Novo Rumo para a Saúde, que decorreu este sábado no Porto. 
 
“Uma reforma é uma mudança com sentido e uma pequena medida, como a implantação junto dos utentes do enfermeiro de família, faz parte da mudança”, acrescentou o secretário-geral do PS.
 
“Os enfermeiros podem ser facilitadores. Seria de uma enorme vantagem para os idosos que vivem sozinhos poder ter o contacto do enfermeiro e recorrer ao seu conselho. Uma medida simples que pode fazer toda a diferença”, explicou António José Seguro, reafirmando que a defesa do Serviço Nacional de Saúde é essencial para os socialistas “não por capricho” mas porque “representa uma opção ideológica muito clara”.
Seguro defendeu ainda a criação de um cluster orientado com estratégia e com sentido de modo a ajudar ao desenvolvimento do nosso país, bem como de um sistema integrado de informação e gestão de todas as unidades do SNS, algo que faria diminuir a afluência ao serviço de urgência.
O líder do PS reiterou ainda que “num futuro Governo socialista quem trabalha no público não pode trabalhar no privado” e que o PS vai criar “um forte sistema de incompatibilidades entre dirigentes do SNS”, já que  “uma lista de espera no SNS corresponde a uma carteira de clientes no setor privado”.