home

Encontro Nacional sobre Educação: "O PS não desiste dos portugueses"

Encontro Nacional sobre Educação: "O PS não desiste dos portugueses"

António José Seguro garantiu este sábado, no encerramento de mais uma Conferência da Convenção “Um Novo Rumo para Portugal”, que o PS não desiste dos portugueses e defendeu a valorização e requalificação profissional de centenas de milhares de pessoas que estão desempregadas.

Em Lisboa, onde decorreu o encontro nacional sobre Educação da Convenção Novo Rumo, organizada por António Sampaio da Nóvoa e Gustavo Cardoso, o Secretário-geral do PS defendeu a criação de um novo programa Novas Oportunidades, financiado pelos fundos comunitários que vão ser colocados à disposição do país.

“Nós não desistimos dos portugueses que têm 40, 45, 50 anos e queremos oferecer-lhes essas oportunidades de formação e de qualificação”, disse o líder do PS, lembrando os 310 mil portugueses inativos que existem no país.

“O país vai dispor de mais de 20 mil milhões de euros em fundos comunitários e uma parte deles tem de ser destinado à valorização do capital humano e, neste caso concreto, à requalificação profissional de centenas de milhares de portugueses que estão desempregados para que eles possam dar o seu contributo, criar riqueza e criar valor no nosso país”, referiu.

António José Seguro sublinhou que “estudar compensa” e que “ensinar também compensa” e garantiu que, para o PS, a educação não é uma política setorial mas sim a matriz do projeto socialista para governar o país e para combater as desigualdades.

“Temos de encontrar formas de valorizar a carreira docente. Temos de dotar as escolas de mais autonomia. Precisamos de combater o insucesso escolar”, disse o Secretário-geral perante uma plateia de cerca de 350 pessoas, maioritariamente professores.