home

Encerramento Livraria Camões

Encerramento Livraria Camões

Após o anúncio do encerramento da Livraria Camões no Rio de Janeiro, o Secretário-Geral do Partido Socialista demonstrou a sua perplexidade perante tal notícia.

O PS já havia questionado o Governo acerca deste fecho e considerou ser “absolutamente contraditório com a importância estratégica da afirmação e valorização da Língua e da cultura portuguesa que vem sendo proclamada pelo Governo”.

Em causa está o encerramento da Livraria Camões, que pertence à Casa da Moeda e existe há 40 anos. O português responsável por este espaço, José Estrela, informou que “os motivos [para o encerramento] que foram alegados são de que a livraria é pequena, que hoje a Internet e os meios de comunicação são mais activos e podem com facilidade suprir o que a Livraria Camões fazia”.

Para o PS, a livraria precisaria “de ser modernizada e dinamizada, para que fosse possível uma maior difusão dos autores portugueses e lusófonos no Brasil” e a decisão tomada é “incompreensível”, quando em 2012 “será assinalado o Ano de Portugal no Brasil e o Ano do Brasil em Portugal”.