home

Empresas portuguesas apostam nas Energias Renováveis em Marrocos

Empresas portuguesas apostam nas Energias Renováveis em Marrocos

Oportunidades para as empresas portuguesas nos programas marroquinos de energias renováveis, construção de infraestruturas e modernização do parque escolar vão concentrar os esforços do Governo português, que esta quarta feira inicia em Marraquexe a 11.ª Cimeira Portugal-Marrocos.

O primeiro ministro, José Sócrates, sublinhou à chegada a Marraquexe, “a ligação muito estável com Marrocos” e centrou o objectivo central do conclave no “desenvolvimento do relacionamento económico entre os dois países”.
“Entre Marrocos e Portugal há muitas oportunidades para desenvolvermos o comércio bilateral. E tenho três áreas no meu espírito para esse desenvolvimento”, anunciou, para em seguida concretizar: energias renováveis, infraestruturas e escolas.
Marrocos tem um programa de investimentos ambicioso nas energias renováveis, que concentra apenas este ano sete mil milhões de euros em adjudicação de contratos e lançamento de concursos.
Já a previsão de lançamento de concursos e entrega de projetos no domínio da construção de infraestruturas ascenderá em 2010 a dez mil milhões de euros.
“Marrocos está com intenção também de modernizar o seu parque escolar. Gostaria que Marrocos conhecesse o trabalho que temos vindo a fazer em Portugal na modernização tecnológica das nossas escolas”, afirmou.
Esse “trabalho”, argumentou, levou à criação de “clusters” de empresas portuguesas na área da modernização do parque escolar, mas também das energias renováveis.
José Sócrates deu os exemplos do computador Magalhães, da instalação da banda larga no parque escolar, da universalização do cartão de aluno e da instalação de rede de videovigilância.
“Julgo que Marrocos terá interesse em conhecer esta nossa experiência e tenho a certeza de que essas empresas em Portugal encontrarão aqui também boas oportunidades de negócios”, concluiu.