home

“Empreende Já” com 800 candidaturas

“Empreende Já” com 800 candidaturas

O programa “Empreende Já”, destinado a apoiar projetos de jovens NEET (que não estão a estudar, nem a trabalhar, nem em formação), recebeu cerca de 800 candidaturas na primeira fase, concluída no início deste mês.
“Empreende Já” com 800 candidaturas

Visando o apoio ao desenvolvimento de projetos para a criação de empresas ou de entidades da economia social, com particular ênfase na criação de postos de trabalho por e para jovens NEET (também designados por “nem-nem”), o “Empreende Já” promove uma cultura empreendedora centrada na criatividade e na inovação, disponibilizando ferramentas de capacitação e apoio financeiro.

As candidaturas recebidas serão agora analisados por um júri constituído pelo Instituto Português do Desporto e da Juventude, que promove o programa, bem como pelo Instituto de Emprego e Formação Profissional e pela Cooperativa António Sérgio para a Economia Social, ponderando, em relação a cada projeto proposto, o potencial de empregabilidade jovem, o interesse para a comunidade local e a valorização da equipa proponente.

Os jovens cujas candidaturas forem aprovadas serão apoiados, durante seis meses, com uma bolsa de cerca de 700 euros e terão de frequentar 250 horas de formação em áreas transversais à ação empreendedora. Receberão ainda apoio técnico personalizado de tutoria, com vista à estruturação e sustentabilidade do seu projeto.

Numa segunda fase, serão selecionados 90 projetos concebidos pelos jovens empreendedores que apresentem, individualmente ou em grupo, registo/início de atividade ou certidão do ato constitutivo de associação ou empresa, recebendo cada um destes projetos um apoio de dez mil euros.

Em setembro deste ano, será aberto um novo período de candidaturas para segunda edição do programa.

Saiba mais aqui.