home

Emissão da dívida pública: “Foi claramente um sucesso”

Emissão da dívida pública: “Foi claramente um sucesso”

Teixeira dos Santos considerou hoje que a emissão de dívida desta manhã foi “claramente um sucesso”, devido à elevada procura e pelas taxas de juro exigidas estarem abaixo dos valores exigidos no mercado secundário.

“O conjunto destas duas operações foi claramente um sucesso. […] Foi um sucesso porque a procura triplicou o montante emitido, o que é um recorde nos tempos mais recentes, em termos de procura de emissões de dívida pública portuguesa. Por outro lado as taxas a que as operações se realizaram são taxas claramente inferiores às do mercado secundário, e inclusivamente a taxa da obrigação a 10 anos foi inferior à taxa da última emissão”, afirmou.
Teixeira dos Santos indicou ainda que a “cerca de 80 por cento da procura foi proveniente do exterior”, a sua colocação final, dado que a procura superou a oferta e houve assim “rateio” da operação.
Teixeira dos Santos considerou também que os resultados de hoje reforçam a confiança do Governo na estratégia que está a prosseguir, de diversificação da base de investidores, relembrando que o Governo tem “feito contactos com investidores internacionais já há muitos meses nesse sentido e os resultados começam a ser visíveis”.
Teixeira dos Santos considera que o sucesso desta operação tem claramente uma implicação, “que é de reforçar a nossa confiança na estratégia que estamos a prosseguir, uma estratégia que visa diversificar a base de investidores na dívida portuguesa. Temos feito contactos com investidores internacionais já há muitos meses nesse sentido e os resultados começam de facto a se visíveis”.