Emanuel Câmara conquista liderança do PS/Madeira
Nestas eleições internas do PS/Madeira, num universo de 1952 militantes em condições de exercerem o seu direito de voto e dos 1545 que votaram, 877 escolheram o projeto “Um futuro pelas pessoas”, do candidato Emanuel Câmara, enquanto 668 apoiaram a candidatura de Carlos Pereira, presidente cessante, que se apresentou com a moção “Verdade e Credibilidade”.
Com este resultado eleitoral, o novo líder dos socialistas da Madeira garantiu 198 delegados ao XVIII Congresso Regional do PS/Madeira, a decorrer a 3 e 4 de fevereiro, enquanto Carlos Pereira tem 103.
De referir que Câmara concorreu apenas à presidência do partido, uma vez que apresentou o presidente da autarquia do Funchal, Paulo Cafôfo (independente reeleito nas eleições autárquicas de 1 de outubro na coligação “Confiança”, na qual o PS é a força política maioritária) como candidato às eleições legislativas regionais de 2019.
PS será poder em 2019 com Cafôfo
Segundo o novo líder do PS/Madeira, o objetivo da sua liderança será levar o PS regional ao exercício do poder executivo na região em 2019.
“O PS vai ser poder em 2019 e temos o homem certo que é Paulo Cafôfo”, declarou convicto, após a divulgação dos resultados das eleições internas que lhe deram uma vitória expressiva em nove dos onze concelhos da região.
No fim da noite eleitoral, Emanuel Câmara saudou o seu adversário Carlos Pereira, salientando que a partir do Congresso Regional só haverá um PS unido.
De seguida apontou que o partido está perante “um momento único na história da democracia na região”, garantindo que “em 2019 vamos mudar, de vez, a Madeira!”.
Refira-se que nestas eleições internas, os militantes da Madeira reelegeram Mafalda Gonçalves para presidente do Departamento Regional das Mulheres Socialistas.