home

«Em defesa da Escola Pública, como uma das nossas causas maiores»

«Em defesa da Escola Pública, como uma das nossas causas maiores»

António José Seguro foi convidado pelo jornal Público para redigir um artigo de opinião sobre a Escola Pública, intitulado “Alicerce da liberdade e da democracia”.

O líder do PS afirmou que, nos últimos seis anos, ocorreram grandes mudanças na Escola Pública, já que “foi neste período que se verificou o maior investimento de sempre na qualificação dos portugueses através do Quadro de Referência Estratégico Nacional, que contemplou um investimento de 8800 milhões de euros à qualificação dos portugueses”.

Deu destaque ao papel que os socialistas tiveram, nos seus dois últimos governos, em iniciar “o maior plano de sempre de requalificação escolar”, aumentando a capacidade na educação pré-escolar e intervindo em mais de 300 escolas secundárias por todo o país, “dotando-as das necessárias e atuais condições de conforto, tecnologia e de funcionamento pedagógico”. Também fez referência aos centros de Novas Oportunidades, que permitiram um maior alargamento no número de portugueses a aceder ao sistema educativo.

“Um dos aspetos mais marcantes da nossa defesa da Escola Pública, e que mais tocam na vida de tantas e tantos portugueses, é a ‘Escola a Tempo Inteiro’. Este passo decisivo em direção à igualdade possibilita, gratuitamente, a todas as famílias, o acesso a atividades de complemento de aprendizagem, após o horário letivo”, defendeu o secretário-geral.

Segundo António José Seguro, o esforço realizado pelo país na Escola Pública foi valorizado por instituições internacionais como a OCDE e a União Europeia e foi determinante para o aumento dos níveis de escolarização. Terminou, afirmando: “É por aí que vamos. Em defesa da Escola Pública, como uma das nossas causas maiores”.

 

Veja aqui o artigo.