home

Elza Pais eleita para o bureau das Mulheres Socialistas Europeias

Elza Pais eleita para o bureau das Mulheres Socialistas Europeias

A “violência contra as mulheres na política: um custo para a Democracia” foi o tema da conferência anual do PES Women, organizada em cooperação com a sua congénere portuguesa Mulheres Socialistas-Igualdade e Direitos, que decorreu ontem no ISCTE, em Lisboa, à margem do Congresso do Partido Socialista Europeu (PES).
Elza Pais eleita para o bureau das Mulheres Socialistas Europeias

Em análise estiveram as causas, os desafios e as consequências deste problema que, embora ainda bastante oculto, continua a impedir o progresso das mulheres em direção à igualdade. No encontro debateram-se também as estratégias e os instrumentos não só para combater esta situação, mas também para mudar a cultura política a longo prazo.

As mulheres que se dedicam ao serviço público têm de fazer face a várias ameaças invisíveis. Este tipo de violência visa coagir mulheres politicamente ativas, restringindo a sua participação política em prejuízo da democracia. Este fenómeno pode literalmente marginalizar as mulheres em eleições, com acrescidas consequências negativas na sociedade devido ao défice democrático daí resultante, constituindo uma preocupação crescente da parte de responsáveis políticos e profissionais de todo o espetro político.

Apesar dos progressos nas últimas décadas, com o crescente número de mulheres em cargos públicos e metas positivas quanto aos direitos das mulheres, incluindo a segurança pessoal e os direitos reprodutivos, bem como nas questões sociais como os cuidados infantis, a igualdade salarial, a licença parental e as reformas, a violência contra as mulheres continua a ser um dos mais sérios obstáculos à realização dos direitos políticos das mulheres de hoje.

Foi reeleita a presidente das Mulheres Socialistas do Partido Socialista Europeu, Zita Gurmai, que referiu que o PES Women irá estar na linha da frente da batalha progressiva para ganhar as próximas eleições Europeias e para reforçar os direitos das mulheres.

Contribuir para o progresso das políticas europeias de igualdade

A presidente das Mulheres Socialistas – Igualdade e Direitos (MS-ID), Elza Pais, foi também eleita ontem para o Bureau das Mulheres Socialistas do Partido Socialista Europeu (PES Women), na reunião anual deste órgão que decorreu em Lisboa.

“É um orgulho poder representar as mulheres socialistas de Portugal no PES Women e contar com a confiança e dinamismo das mulheres socialistas europeias para os avanços que coletivamente ainda temos de fazer para atingir a igualdade”, sublinhou Elza Pais.

Referiu ainda ser um orgulho para as mulheres socialistas portuguesas esta eleição e o reconhecimento da prioridade das politicas de igualdade na atual governação socialista de António Costa, e agradeceu a confiança que as mulheres socialistas europeias depositaram nas mulheres socialistas portuguesas, tendo sublinhado ainda que “tudo faremos de forma coletiva para contribuir para o progresso das politicas europeias de igualdade”.

A participação igualitária entre mulheres e homens na política e as oportunidades para o poder de decisão das mulheres a todos os níveis são universalmente reconhecidas como sendo a chave para sociedades mais prósperas e estáveis, tal como está estabelecido na Agenda da ONU para o Desenvolvimento Sustentável até 2030.