home

Educação: “Todas as questões que estão no acordo estão asseguradas”

Educação: “Todas as questões que estão no acordo estão asseguradas”

Isabel Alçada assegurou que o processo de reorganização da rede escolar, foi “bem conduzido”, que “nada foi feito à pressa” e que o acordo com os municípios foi “integralmente” cumprido.

“Todas as condições que estão no acordo serão asseguradas, as pessoas às vezes manifestam-se antes de a situação estar desenvolvida e antes de verificarem se realmente estão a ser cumpridas as condições”, afirmou a ministra da Educação, Isabel Alçada, na conferência de imprensa realizada no final da reunião semanal do Conselho de Ministros.
Isabel Alçada garantiu, ainda, que “nada foi feito à pressa” e respeitou uma sequência “correcta”, considerando que alterações no sistema educativo têm sempre de ser tomadas entre o final de um ano lectivo e o início de outro ano lectivo.
“Este processo tem sido bem conduzido, é um processo que envolve muitos parceiros”, salientou, notando que “naturalmente há sempre umas vozes que são discrepantes em relação à maioria”.
“O processo foi preparado durante o ano lectivo, foram feitos os contactos com as autarquias, o trabalho de rede escolar é um trabalho técnico, que é feito pelo ministério da Educação e pelas autarquias e tudo isso foi processado de acordo com um calendário que nós achamos que é o adequado”, acrescentou.
 “O processo envolveu um trabalho de terreno em que celebramos um acordo com a Associação Nacional de Municípios e respeitámos integralmente as clausulas desse acordo”, disse Isabel Alçada.