Educação: “Estamos sem dúvida perante um feito. Agora ultrapassámos a média da OCDE”
José Sócrates considerou hoje que Portugal conseguiu “um feito” ao ultrapassar a média dos países da OCDE na taxa de cobertura do ensino pré-escolar, considerando este nível de educação como “decisivo” na promoção da igualdade de oportunidades.
José Sócrates falava na sessão de encerramento do Jardim de Infância do Lumiar, após ter sido divulgado um relatório da OCDE sobre a evolução do sector da educação.
Numa cerimónia em que estiveram presentes o presidente da Câmara de Lisboa, António Costa, e a ministra da Educação, Isabel Alçada, José Sócrates congratulou-se com os dados que indicam que “Portugal ultrapassou a média dos países desenvolvidos em matéria de educação pré-escolar”.
“Estamos sem dúvida perante um feito. Se olharmos para a nossa história, a educação pré-escolar foi um dos ramos do ensino que tinha ficado para trás. Mas agora ultrapassamos a média da OCDE”, salientou o líder do executivo.
José Sócrates sustentou depois que os dados da OCDE se referem a 2009 e que os mais recentes indiciam que Portugal já atingiu “80 por cento de cobertura na educação pré-escolar”.
“Há distritos no país onde a cobertura da educação pré-escolar ultrapassou já os 90 por cento e aproxima-se dos 100 por cento. Aliás, isso acontece na maioria dos distritos do país”, disse.
José Sócrates adiantou ainda que, as menores taxas de cobertura em termos de pré-escolar (ainda inferiores a 70 por cento) registam-se nas áreas metropolitanas de Lisboa e do Porto.
“É nestas duas áreas metropolitanas que o Governo decidiu há dois anos atrás fazer um esforço suplementar para vencer a diferença face à média nacional. Este novo Jardim de Infância resulta justamente de um programa de cooperação entre o Governo e a Câmara Municipal de Lisboa”, acrescentou.