home

Educação, emprego e habitação: Sérgio Gonçalves focado em construir uma Madeira de oportunidades para os jovens

Educação, emprego e habitação: Sérgio Gonçalves focado em construir uma Madeira de oportunidades para os jovens

O líder do PS/Madeira, Sérgio Gonçalves, assumiu a criação de oportunidades para os jovens como uma das grandes prioridades do futuro Governo Regional do PS.

Publicado por:

Acção socialista

Ação Socialista

Órgão Nacional de Imprensa

O «Ação Socialista» é o jornal oficial do Partido Socialista, cuja direção responde perante a Comissão Nacional. Criado em 30 de novembro de 1978, ...

Ver mais
Sérgio Gonçalves

A garantia foi deixada no âmbito da iniciativa ‘À Conversa com os Jovens’, que teve em vista ouvir as preocupações desta faixa etária e apresentar as soluções que PS tem para propor às novas gerações. “Os jovens são uma das grandes razões pelas quais nós estamos na política e queremos construir uma Madeira melhor, uma Madeira de oportunidades”, explanou, perante a plateia reunida no Fortim do Lido, no Funchal.

O presidente dos socialistas madeirenses e candidato às eleições do próximo dia 24 deu conta de algumas das ideias que pretende implementar, entre as quais a gratuitidade da escolaridade obrigatória, fazendo com que nenhum aluno até ao 12º tenha de pagar pelos manuais, transportes e alimentação.

Outro dos compromissos assumidos por Sérgio Gonçalves é a atribuição de um apoio ao alojamento no valor de até 200 euros mensais, destinado a estudantes universitários deslocados cujos agregados familiares aufiram de rendimentos anuais até 60 mil euros. Uma forma de ajudar as famílias que neste momento enfrentam grandes dificuldades para suportar os elevados custos com o alojamento dos seus filhos.

Dando conta do facto de, na última década, terem saído da Madeira cerca de 17 mil pessoas, das quais 13 mil jovens qualificados, o presidente do PS/Madeira vincou o objetivo de criar oportunidades para que os jovens se fixem na Região, sendo para tal necessário diversificar a economia e criar empregos, bem como criar condições para que estes aqui possam constituir família.

Como explicou Sérgio Gonçalves, isto passa também pelos necessários apoios à habitação, tendo em conta que “hoje em dia é impossível para um jovem arrendar ou comprar uma casa, face aos preços que se praticam no imobiliário, devido à falta de políticas e de estratégia do Governo Regional ao longo dos últimos anos”. Neste campo, o PS defende a celebração de contratos-programa com todas as câmaras municipais da Região, sem olhar à cor política, para que seja possível, a nível local, dar respostas adequadas às necessidades das populações. Da mesma forma, e tendo em conta os preços proibitivos do mercado imobiliário, inacessíveis para qualquer jovem em início de carreira, os socialistas defendem a criação de incentivos às cooperativas, para construir habitações a preços controlados.

A redução de impostos e a criação de uma economia mais atrativa e promotora de mais e melhores empregos são outras das apostas do PS. “É importante todo este sistema e todo este modelo ser alterado. Temos um pensamento integrado e políticas dirigidas a estas novas gerações”, sublinhou Sérgio Gonçalves.

ARTIGOS RELACIONADOS