Eduardo Vítor Rodrigues: É mito urbano ideia de que somos despesistas
“É um mito urbano que o despesismo caracterize o PS quando tem responsabilidades executivas. Está a provar o contrário António Costa enquanto primeiro-ministro e está a seguir o exemplo a Câmara de Vila Nova de Gaia”, declarou Eduardo Vítor Rodrigues no discurso de abertura da Convenção Europeia do PS.
Eduardo Vítor Rodrigues defendeu que o PS se caracteriza pela “ambição em termos de políticas sociais e com contas em dia”, mas advertiu logo a seguir que a União Europeia “tem de ir além da vertente financeira”.
“A União Europeia tem de ser um baluarte no mundo das políticas do imaterial”, sustentou, dando como exemplos as políticas de inclusão social para oi combate à pobreza e de regulação dos fluxos migratórios.
O presidente da Câmara de Vila Nova de Gaia fez a defesa da integração europeia, mas também apontou os problemas existentes entre os diferentes Estados-membros.
“Face à situação política vivida neste momento no Reino Unido e em Espanha, com os problemas económicos da Alemanha – quem diria – e com os problemas sociais de Itália e França, esperam-se tempos difíceis. Espero que os socialistas portugueses possam ser os fieis da balança, abrindo novos rumos à Europa”, acrescentou.