home

Eduardo Pitta e Manuela Pimentel debatem caminhos cruzados entre arte e literatura

Eduardo Pitta e Manuela Pimentel debatem caminhos cruzados entre arte e literatura

O Partido Socialista promove na próxima quinta-feira, 4 de março, às 21h00, mais uma sessão do Diálogo Entre Gerações que irá debater o tema “Arte e literatura: caminhos cruzados?”

O Partido Socialista promove na próxima quinta-feira, 4 de março, às 21h00, mais uma sessão do Diálogo Entre Gerações que irá debater o tema “Arte e literatura: caminhos cruzados?” com a artista plástica Manuela Pimentel e o poeta Eduardo Pitta. A conversa será moderada por Guilherme W. Oliveira Martins, advogado, e será transmitida no Facebook do PS.

Manuela Pimentel nasceu no Porto, em 1979, é licenciada em Artes Plásticas pela Escola Superior Artística do Porto. O seu trabalho desenvolve-se em diferentes áreas artísticas como a pintura, o desenho, a cenografia e o vídeo. Foi distinguida com o prémio ESAP do Curso Superior de Artes Plásticas [2004] e com o 1º prémio de Pintura Servartes – Corpo em expressão [2007].  O seu trabalho tem sido também exibido em outros países, como Brasil, Estados Unidos, Itália, Moçambique, Espanha, entre outros. Expõe individual e coletivamente desde 2001.

Eduardo Pitta nasceu em Lourenço Marques, atual Maputo, em 1949, onde viveu até 1975. É poeta, escritor e ensaísta. Entre 1974 e 2014 publicou dez livros de poesia, um romance, uma trilogia de contos, quatro volumes de ensaio, duas coletâneas de crónicas, dois diários de viagem e o livro de memórias Um Rapaz a Arder, publicado em 2013, reportando ao período 1975-2001. Poemas seus encontram-se traduzidos em castelhano, italiano, francês, inglês e hebraico. Faz também crítica literária.

Guilherme W. Oliveira Martins é professor na Faculdade de Direito de Lisboa, com doutoramento em Finanças Públicas, advogado e foi secretário de Estado das Infraestruturas na última legislatura.

A iniciativa Diálogo Entre Gerações tem como objetivo apresentar perspetivas de gerações diferentes sobre um tema. Esta iniciativa teve o seu início em abril de 2020, no âmbito do 47º aniversário do Partido Socialista, e foi retomada em janeiro, com um debate mensal às primeiras quintas-feiras de cada mês.