home

Eduardo Pereira

Eduardo Pereira

Eduardo Pereira, antigo ministro de dois dos governos liderados Mário Soares e antigo deputado socialista, faleceu no passado sábado. Contava 87 anos.
Eduardo Pereira FMS

Engenheiro civil de formação académica, Eduardo Pereira foi ministro da Habitação, Urbanismo e Construção no primeiro Governo Constitucional (1976/1978) e ministro da Administração Interna do Governo PS/PSD (1983/1985). Foi também presidente da Federação de Setúbal do Partido Socialista e deputado em várias legislaturas.

A presidente da Federação de Setúbal do PS, Ana Catarina Mendes, lamentou a morte do antigo deputado e ministro socialista, “uma figura de relevo no distrito e no país”, tendo destacado o seu papel na institucionalização da democracia em Portugal.

O Secretário-geral do PS, António Costa, sublinha que o PS perde “uma referência” com a morte de Eduardo Pereira, destacando a sua competência reconhecida e dedicação à causa pública.

“Em meu nome pessoal e do Partido Socialista quero expressar o mais profundo pesar pelo falecimento do nosso camarada Eduardo Pereira, que tantos e tão significativos serviços prestou ao PS e ao nosso país. Como dirigente socialista e como governante, o engenheiro Eduardo Pereira foi de uma dedicação e de uma competência reconhecida por todos, dentro e fora do Partido Socialista, sempre na linha da frente do combate pelos ideais que professava. Demonstrou-o bem como ministro da Habitação, Urbanismo e Construção do I Governo Constitucional e, mais tarde, como ministro da Administração Interna do IX Governo Constitucional. Com o seu desaparecimento, o PS perde uma referência e um grande camarada que nunca virou a cara à luta e que deixa uma memória indelével a quem com ele contactou. Apresento em meu nome pessoal e em nome do PS as nossas mais sentidas condolências à família, cuja dor compartilhamos.”

António Costa
Secretário-geral do PS

O corpo de Eduardo Pereira estará em câmara ardente a partir das 19h00 de hoje na Capela da Santa Casa da Misericórdia de Sesimbra. O funeral realiza-se amanhã, dia 12 de maio, às 11h00, no Cemitério de Santiago, em Sesimbra.