home

“É preocupação do Governo reduzir os números do desemprego”

“É preocupação do Governo reduzir os números do desemprego”

Helena André, afirmou hoje que a estagnação na destruição de empregos no último trimestre do ano passado resulta “claramente de alguns sinais positivos de crescimento económico que temos observado nos últimos meses“.

Os números da criação de emprego referentes à zona euro, hoje divulgados pelo Eurostat, revelam que do terceiro para o último trimestre do ano passado, o número de postos de trabalho manteve-se, embora tenha diminuído 2,8 por cento face ao período homólogo de 2008.

Enquanto existirem desempregados em Portugal é preocupação do Governo responder com medidas ativas para reduzir os números do desemprego“, comentando os números do emprego da zona euro, disse a ministra do Trabalho.

No entanto, acrescentou, “começa a ser visível uma estagnação na entrada de novas pessoas no desemprego e isso é claramente o resultado de alguns sinais positivos de crescimento económico que temos observado nos últimos meses e que começam a ter alguma consequência no mercado de trabalho“, sustentou a governante.

Relativamente aos números de estagnação, Helena André, defende que “há que haver ânimo e sobretudo pôr no terreno as medidas previstas para o ano de 2010 de apoio ao emprego, de apoio às empresas, de apoio às pessoas que estão desempregadas e de apoio à possibilidade de que haja novas pessoas que possam vir a cair no desemprego“.

Estou muito positiva em relação a essas medidas e tenho a certeza de que elas terão um efeito muito interessante dentro de pouco tempo“.

A Iniciativa Emprego 2009 está no terreno, estamos a trabalhar claramente na sua implementação e estou convencida de que estas medidas serão suficientes para que possamos atingir os nossos objetivos“, relembrou Helena André.

E as medidas ativas que temos no terreno são justamente para podermos ativar as pessoas que estão no desemprego“, concluiu.