home

É preciso saber o contributo das contas da Madeira para o desvio no défice

É preciso saber o contributo das contas da Madeira para o desvio no défice

Joao_Galamba_2546Em reacção aos dados do Instituto Nacional de Estatística (INE) divulgados hoje, que apontam para uma subida do défice orçamental no primeiro semestre do ano para os 8,3% do Produto Interno Bruto (PIB), superior aos 7,7 por cento do primeiro trimestre do ano, o PS confirmou a existência de um “desvio” no processo de consolidação orçamental, embora considere que a sua natureza é ainda desconhecida, se por causa das conta da Madeira ou devido a empréstimos a empresas públicas em consequência das dificuldades de financiamento da economia portuguesa após a reprovação do PEC IV.

 

Em declarações aos jornalistas, no Parlamento, o deputado João Galamba sublinhou que nos dados do INE também há elementos que se traduzem numa “melhoria face ao ano anterior, designadamente nas remunerações certas e permanentes, que caíram sete por cento, e no consumo público, que desceu dez por cento”, considerando, no entanto, que há um problema ao nível da identificação das causas do desvio para se perceber exactamente o que está em causa.

João Galamba alertou ainda para a dificuldade em “linearizar o défice, olhando apenas para o primeiro semestre do ano e extrapolá-lo em seguida para todo o ano” e para a necessidade de apurar qual a contribuição da Madeira para o défice.

“Sabemos hoje que a dívida da Madeira foi revista em alta entre 2008 e 2010, mas não sabemos ainda qual o impacto em 2011. O valor que foi apresentado há cerca de duas semanas rondava os 580 milhões de euros, mas não temos informação se esse valor aumentou ou não”, referiu João Galamba.