home

«É preciso acção europeia para proteger Portugal dos ataques dos mercados!»

«É preciso acção europeia para proteger Portugal dos ataques dos mercados!»

Georges Papandreou, o ex-primeiro-ministro grego, líder do PASOK e Presidente da Internacional Socialista, apelou hoje a solidariedade dentro da União Europeia para defender os países dos ataques especulativos do mercado global. 

Papandreou diz que “Portugal está a tentar fazer o melhor para seguir em frente, mas a minha experiência diz que os portugueses podem fazer tudo o que precisam. Mas, dado que estamos numa união monetária, estamos ligados, e por isso precisamos de medidas ao nível da União Europeia”, mas alerta que Portugal vai no mesmo caminho que a Grécia se a Europa não fortalecer o mercado e proteger os países dos ataques especulativos da globalização.

Europa está dominada por conservadores que “não veem o caminho” e defendeu que países como Portugal devem ser ajudados através de medidas coletivas, porque “Sem medidas, os mercados vão continuar os ataques, ou porque estão preocupados, ou porque querem especular ou porque os mercados sentem o risco e isto pode ser determinante para os portugueses. Por isso, acredito que é preciso uma posição coletiva para conseguir tempo para os portugueses conseguirem implementar as mudanças necessárias. Isto é muito importante e só pode vir da Europa”, sublinhou o ex-primeiro-ministro grego.

Líder do PASOK alertou que é preciso acabar “Com esta psicologia económica as pessoas não consomem, os bancos não emprestam dinheiro e a economia acaba por sofrer”, apontando como solução um plano europeu de investimentos em comunicações, em energia, transportes e em educação, isto é o que pode criar emprego e tornar-nos competitivos. Só assim conseguimos entrar no bom caminho, mas infelizmente a Europa é dominada por conservadores que não veem isto com muita clareza, mas espero que as coisas mudem”, explicou Papandreou.