É o seu voto que decide
É com o sentimento do dever cumprido que me apresento perante cada português.
Quatro anos depois, a maior série de criação de emprego de que há registo, reduziu o desemprego para metade, as famílias recuperaram rendimentos, as desigualdades reduziram-se e Portugal tem as contas públicas equilibradas pela primeira vez na sua história democrática.
Virámos a página da austeridade. Eliminámos a sobretaxa do IRS e aumentamos o número de escalões. Devolvemos subsídios de férias e de Natal. Aumentámos anualmente o salário mínimo. Revertemos o aumento das taxas moderadoras na Saúde. Devolvemos o abono de família. Atualizamos o Rendimento Social de Inserção. Devolvemos os feriados que tinham sido retirados. Diminuímos o preço dos passes nos transportes. Lançámos o programa dos livros gratuitos no ensino obrigatório.
Foram criados 350 mil novos postos de trabalho, 92% deles sem termo.
Recuperámos a confiança dos portugueses e tivemos o maior crescimento económico deste século e, simultaneamente, alcançamos o défice mais baixo da história da nossa Democracia.
Cumprimos os nossos compromissos com os portugueses e cumprimos os nossos compromissos internacionais.
É com essa determinação que me volto a apresentar perante si, apelando ao voto no PS nas eleições do próximo 6 de outubro. Para um novo ciclo, em que tenho a consciência que é necessário fazer ainda mais e melhor.
Fazer ainda mais e melhor significa garantir um conjunto de regras de boa governação:
- Contas certas e convergência com a União Europeia
- Investir na qualidade dos serviços públicos
- Melhorar a qualidade da democracia
- Valorizar as funções de soberania
Apresento-me com a tranquilidade de quem fez as escolhas claras e cumpriu. Mas também com a ambição e a determinação de fazer ainda mais e melhor.
É por isso que peço o seu voto no PS, para reforçar o caminho encetado há quatro anos, respondendo aos quatro desafios estratégicos que definimos:
- Combater as alterações climáticas
- Responder ao desafio demográfico
- Construir a sociedade digital
- Combater as desigualdades
No dia 6 de outubro é o seu voto que faz a diferença.
Conto consigo!
António Costa