home

É necessária agenda para crescimento e emprego para combater política de austeridade

É necessária agenda para crescimento e emprego para combater política de austeridade

António José Seguro defendeu, em Sines, a necessidade de uma agenda para o crescimento e o emprego como alternativa à política de austeridade do atual Governo.

“Considero que é necessário que o país tenha uma agenda para o crescimento e para o emprego, com três prioridades imediatas: o apoio às exportações, a substituição de importações por produção de bens e serviços nacionais transacionáveis e captação de investimento estrangeiro”, revelou.

“Foi por isso que comecei pelo Porto de Sines, um porto que nos enche de orgulho, pela vanguarda que tem, pela capacidade e pelas vantagens competitivas que tem. Sem uma logística desta natureza é impossível nós conseguirmos atrair investimento estrangeiro”, acrescentou.

Para o secretário-geral do PS, a captação de investimento estrangeiro, em que a importância do porto de Sines pode ser um contributo importante, passa também pela estabilidade no sistema fiscal e no sistema social, designadamente nas leis laborais, bem como por uma “justiça célere, que possa resolver problemas que possam vir a existir de modo a tranquilizar os investidores estrangeiros”.

António José Seguro considera que é possível melhorar o Porto de Sines com alguns investimentos na ligação ferroviária a Espanha: “Este porto de Sines pode ainda ser potenciado se houver uma ligação ferroviária a Madrid e ao mercado espanhol. E é importante que o investimento público se concentre nessa área”.

“Os `project bonds´, que foram decididos no Conselho Europeu de junho, são uma boa possibilidade para apresentarmos este projeto, porque é um projeto transnacional. Estamos a falar de vias transnacionais e é importante que o Governo tenha essa prioridade e essa agenda”, disse.

A visita do líder socialista foi a primeira de três deslocações que se propõe fazer no âmbito da iniciativa “Agenda para o Crescimento e para o Emprego”, onde se incluem também as visitas ao lagar de Sovena, em Ferreira do Alentejo, na quinta-feira, e à fábrica da Kaya, em Paredes de Coura.