É essencial uma União Europeia mais forte e mais unida em torno dos seus valores da democracia, das suas liberdades e do comércio livre a nível mundial
Numa cimeira de estado de países do sul da Europa onde marcaram presença os chefes de Estado e de Governo de Chipre, Espanha, França, Grécia, Itália e Malta, o anfitrião, António Costa, defendeu hoje que no atual “tempo de incertezas” é essencial uma “União Europeia mais forte mais unida” em torno dos valores da democracia e do comércio livre.
Para o líder socialista, “Neste tempo de muitas incertezas ao nível mundial é essencial termos uma União Europeia mais forte e mais unida em torno dos seus valores da democracia, das suas quatro liberdades e do comércio livre a nível mundial”.
Nas declarações prestadas no final da cimeira dos países do sul da União Europeia, no Centro Cultural de Belém, em Lisboa, o chefe do executivo afirmou que, para o fortalecimento da União Europeia, há que “dar respostas concretas que reforcem a confiança dos cidadãos e a capacidade da União de dar respostas àquilo que são os seus anseios principais”, apontando como áreas “absolutamente essenciais o crescimento, o emprego e a convergência, a segurança interna e externa e a gestão das migrações”.
Outro dos presentes, Fançois Hollande, defendeu que a Europa deve responder ao novo Presidente norte-americano mostrando que “não é protecionista nem fechada”, mas “uma garantia e um espaço de liberdade e de democracia”.
“A Europa não é protecionista, não é fechada, tem valores e tem princípios”, disse o Presidente francês aos jornalistas após a fotografia de família, durante a cimeira de países do sul da Europa, que decorre hoje em Lisboa.
O Presidente Francês acrescentou que a Europa “é uma força, uma garantia, uma proteção e um espaço de liberdade e de democracia”.
Uma posição que, sublinhou, a Europa deve transmitir com clareza ao Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.
O primeiro-ministro espanhol, Mariano Rajoy, anunciou ainda que a próxima cimeira de sete países do sul da Europa, incluindo Portugal, decorrerá em Espanha, em abril, naquele que foi o segundo encontro destes países.
Deixe um comentário