home

É essencial para o país prosseguir a aposta no investimento qualificado

É essencial para o país prosseguir a aposta no investimento qualificado

Atrair investimento gerador de empregos qualificados para o país e continuar a dar prioridade à formação de quadros é “essencial”, afirmou o primeiro-ministro, em Aveiro, na inauguração do novo centro de investigação e desenvolvimento da Bosch Termotecnologia, onde será desenvolvido o projeto “Smart Green Home”.

No âmbito desta iniciativa da “Agenda Mais Crescimento”, António Costa voltou a insistir em que Portugal não tem doutores e licenciados a mais.

“O que temos é falta de empregos para os doutores e licenciados, pelo que o caminho para o país é atrair investimento que aposta na inovação porque são os investimentos que apostam na inovação que criam emprego qualificado”, disse António Costa.

E enfatizou que a aposta na formação e na inovação é um caminho que deve ser persistente, procurando atrair investimento qualificado e não a “exportação” de doutorados e licenciados portugueses.

Refira-se que o novo centro de investigação e desenvolvimento de Aveiro, onde a Bosch gere a unidade de negócios de soluções de água quente para todo o grupo, dá lugar à criação de cerca de 150 novos postos de trabalho altamente qualificados, e representou um investimento de cerca de 19 milhões de euros.

Durante a cerimónia foi também assinado entre a Bosch e a Universidade de Aveiro um acordo para a execução do projeto “Smart Green Home”, que visa desenvolver soluções inovadoras para ambiente doméstico, “com uma perceção de conforto melhorada, associada a uma maior sustentabilidade e menor impacto ambiental”.

Assim, a Bosch e a Universidade de Aveiro farão uma investigação integrada em conectividade, energias renováveis, eficiência energética, reciclagem e materiais inteligentes para soluções inovadoras em residências sustentáveis.