É do interesse do país que haja estabilidade nos próximos quatro anos
“Encerrámos um ciclo político com a eleição do Presidente da República. E abrimos um novo ciclo, como o senhor Presidente da República, aliás, tem sublinhado, que deve ser marcado pela normalidade da vida do dia a dia”, afirmou, salientando que os portugueses se sentem hoje tranquilos com a solução governativa encontrada para o país.
António Costa considera que a confiança manifestada pelos portugueses resulta da capacidade de entendimento revelada pelos partidos. “Este Governo assenta num conjunto de acordos estabelecidos entre o PS, o BE, o PCP e os Verdes, acordos que são conhecidos e que fixam quais são as regras e os compromissos. Muita gente não acreditava que fosse possível fazer estes acordos e foi”, apontou, destacando que o balanço positivo que já é possível fazer.
“Até agora tenho visto todos fazerem uma avaliação francamente positiva e acho, aliás, que o conjunto da sociedade faz uma avaliação positiva. Muitas das pessoas que tinham receios sobre o que ia acontecer sentem-se hoje tranquilas”, assinalou.
Razões que levam o primeiro-ministro a reforçar a confiança no caminho que está a ser traçado pelo Executivo. “Temos um orçamento que está a ser bem executado, temos um Programa Nacional de Reformas que define um plano, um projeto e um rumo para o país a médio prazo, temos uma relação normal entre o conjunto dos órgãos de soberania. Em tudo o que depender do Governo haverá estabilidade no país durante os próximos 4 anos”, afirmou.