Dívida pública desce 2,4 mil milhões de euros relativamente ao final de outubro
A dívida pública desceu 2,4 mil milhões de euros em Novembro, colocando o endividamento público no nível mais reduzido desde Janeiro do ano passado.
De acordo com os dados hoje divulgados pelo Banco de Portugal, no espaço de apenas três meses a dívida pública em Portugal recuou mais de 7,5 mil milhões de euros, em grande parte devido aos reembolsos efectuados ao FMI.
Em novembro, a dívida pública situou-se em 242,8 mil milhões de euros, diminuindo 2,4 mil milhões de euros relativamente ao final de outubro. Esta variação reflete essencialmente o reembolso antecipado de empréstimos do Fundo Monetário Internacional (2,8 mil milhões de euros).
Os ativos em depósitos das administrações públicas diminuíram 1,8 mil milhões de euros. A dívida pública líquida de depósitos das administrações públicas registou, assim, um decréscimo de 0,6 mil milhões de euros em relação a outubro, totalizando 222,2 mil milhões de euros.
As previsões do Governo apontam para que a dívida pública chegue ao final do ano nos 126,2% do PIB, descendo novamente, em 2018, para 123,5% do PIB.