home

DISCRIMINAÇÃO DE GÉNERO NO DESPORTO

DISCRIMINAÇÃO DE GÉNERO NO DESPORTO

As Mulheres Socialistas – Igualdade e Direitos (MS-ID) saúdam a vitória alcançada pela surfista Natacha Vieira no Prémio Figueira Best Surfer (categoria feminina), cujas provas tiveram lugar ontem, dia 25 de abril, na Figueira da Foz, integradas na Liga Meo Surf. No entanto, repudiam a atribuição de um prémio que corresponde a metade do prémio atribuído ao surfista Ivo Cação, vencedor do Prémio Figueira Best Surfer (categoria masculina).

“Trata-se de uma forma de discriminação inadmissível, que reduz a prática desportiva feminina a metade da prática desportiva masculina, como se isso fosse possível na realidade”, reagiu a Presidente Nacional das MS-ID, Elza Pais, sublinhando que “o que se pretende é incentivar a prática desportiva por ambos os sexos, enquanto atividade saudável, estimuladora da disciplina física e mental, da interação coletiva e promotora da igualdade”. Elza Pais prossegue, explicando que “este é o tipo de atitude que passa a mensagem errada, deixando claro que, organizadoras e patrocinadoras de eventos desportivos, o esforço das mulheres no desporto vale metade do esforço dos desportistas homens”.

As MS-ID consideram igualmente lamentável que este tipo de discriminação continue a ocorrer em provas que envolvem entidades públicas, como é o caso das autarquias locais, ou empresas que não hesitam em se auto-classificar como defensoras da Igualdade de Direitos.
As MS-ID consideram que este exemplo corporiza o tipo de comportamentos que as instituições europeias têm vindo a banir através das sucessivas regulamentações e tomadas de posição, exemplo seguido pelo Governo português, pelo que irão questionar o Secretário de Estado do Desporto sobre esta situação.
Finalmente, e por uma questão de simbolismo, as MS-ID condenam a escolha do dia 25 de Abril pela Liga Meo Surf para a realização de uma prova em que demonstrou total desprezo pelos valores da Igualdade de Género.

Elza Pais
Presidente das MS-ID

ARTIGOS RELACIONADOS