home

Direita chumba propostas do PS que evitariam aumento do IVA na electricidade e no gás

Direita chumba propostas do PS que evitariam aumento do IVA na electricidade e no gás

PS_-_Pedro_Nuno_Santos_1Pedro Nuno Santos, vice-presidente da bancada parlamentar, acusou hoje o Governo de “mentira eleitoral” e de penalizar apenas os trabalhadores nos aumentos de impostos num debate agendado a pedido do PS e onde o Partido apresentou dois projetos para suspender o aumento do IVA da eletricidade e gás e para a compensação desta perda de receita para o Estado com a antecipação de uma taxa adicional em sede de IRC para empresas com lucros superiores a dois milhões de euros.

 

Ficou bem patente que existem alternativas válidas, sérias e credíveis, muito mais justas, ao rumo do actual Governo.

Pedro Nuno Santos desafiou as bancadas que suportam o Governo – PSD e CDS – a recuarem na decisão de proceder já ao aumento da eletricidade e gás para a taxa normal de IVA, mas fez ao mesmo tempo um forte ataque ao executivo.

“O PSD e o PP [entenda-se CDS] não se ficaram pela mentira eleitoral de não aumentar os impostos. Trataram de os impor, pelo menos em 2011, apenas às classes médias e aos portugueses que vivem dos rendimentos do seu trabalho”, acusou o deputado do PS.

Pedro Nuno Santos sustentou ainda que, “por razões ideológicas”, o Governo “deixou de fora do esforço adicional aqueles que auferem elevados rendimentos de capital”.E acrescentou “a direita quando está no poder engana os mais fragilizados e a classe média para ganhar o poder e depois usa-o para benefício dos mais poderosos”.

É obvia e premeditadamente o Governo a escolher o brutal aumento do IVA do gás e da electricidade, não a Troika.

O PS apresenta proposta a pensar na equidade e no crescimento, tentando tornar mais justa e equilibrada a distribuição dos sacrifícios impostos pelo Memorando de Entendimento da Troika. A coligação de Direita persiste tenazmente numa espiral de aumento da injustiça social.