Direção-Geral do Consumidor divulga recomendações para regresso às aulas em segurança
Com o título Regresso às Aulas em Segurança, a publicação da DGC sugere, por exemplo, avaliação do material escolar que pode ser reaproveitado, o planeamento das compras, dando prioridade à qualidade e à durabilidade dos produtos.
Um consumo ambientalmente responsável também não é esquecido, com a DGC a referir que deve ser dada preferência a materiais recicláveis, certificados e biodegradáveis.
Quanto às mochilas, os cuidados passam por adequar à estatura do aluno e pela escolha de modelos anatómicos, assim como pela colocação do material mais pesado junto às costas.
O documento avança também com recomendações sobre compras de computadores ou telemóveis, lembrando que deve ser guardada a fatura para efeitos de garantia e que há um prazo de 14 dias para anular uma compra efetuada pela internet.
Também é sublinhada a componente segurança quanto às aquisições de vestuário e de calçado, já que os cordões estão na origem de acidentes, por vezes fatais.
O documento da DGC elabora ainda sobre a importância da alimentação saudável, os cuidados na deslocação para a escola seja a pé, seja por automóvel e uma utilização da internet com segurança.