home

Desvio entre palavras de Passos Coelho e números da execução orçamental

Desvio entre palavras de Passos Coelho e números da execução orçamental

O PS considerou hoje que os dados de Setembro referentes à execução orçamental deste ano representam boas notícias para o país, apesar de o Governo andar apenas “preocupado” com desvios e obtenção de receitas extraordinárias.

De acordo com estes dados, o défice do subsector Estado atingiu os 6.562 milhões de euros nos nove primeiros meses do ano, menos 2.743 milhões de euros que em igual período do ano passado. Os mesmos dados demonstram uma redução da despesa na ordem dos 3,8% e um aumento da receita de 5,1%, dando um défice na ordem dos 6,6 mil milhões de euros.

“Os dados da execução orçamental de Setembro dão ao país boas notícias quanto à consolidação orçamental em 2011. O défice reportado pela Direcção Geral do Orçamento, que representa uma grande parte do perímetro orçamental, toda a administração central e segurança social, reduziu-se em mais de 600 milhões de euros num único mês, o que é muito significativo”, considerou o deputado.

Pedro Marques realçou que este grande contributo para a consolidação orçamental acontece “Apesar deste Governo, que anda mais preocupado em procurar desvios e a tentar obter receitas extraordinárias, não fazer aquilo que lhe cabe, que é executar afincadamente o Orçamento de 2011. Verifica-se que a dinâmica de execução do Orçamento que vinha sendo estruturada deste o início do ano permite agora uma redução tão significativa de cerca de 600 milhões de euros em Setembro. Estamos perante uma redução nominal do défice acumulado”.

Portanto estes dados dão uma boa perspectiva para a execução orçamental global e dão também todas as condições para confiar que o país pode cumprir os seus compromissos traçados para o défice “assim se execute o Orçamento, assim se trabalhe e assim se passe menos tempo à procura de desvios.”, frisou o deputado.