Desemprego diminui, economia desacelera
O Partido Socialista considerou positivo o recuo do desemprego, mas lembrou que é preciso olhar para os números no seu todo, como os dados da emigração e da ocupação de trabalhadores de diversas formas.
O deputado do PS Nuno Sá alertou que, “por um lado, há uma emigração que continua a agravar-se, por outro há um número de trabalhadores ocupados muito grande”. Porém, frisou, “assumimos que a baixa do desemprego e notícias, factos e números que apontem nesse sentido, é algo que devemos saudar e é positivo para o nosso país”.
Nuno Sá lembrou que, “entre 2011 e 2013, mais de 350 mil portugueses emigraram. Face ao desemprego, os portugueses respondem com emigração”.
“Por outro lado, no último ano, entre 2013 e 2014, o número de ocupados – ou seja, trabalhadores que estão a ser subsidiados, em programas de Contratos de Inserção, Inserção +, formação e estágios profissionais, suportados pelo Instituto do Emprego e da Formação Profissional, num só ano, aumentaram em 70 mil”, acrescentou, referindo ainda 25.600 casos só na administração pública.