Descida do IVA da restauração é imperativo para salvar postos de trabalho
O Secretário-geral do Partido Socialista, António José Seguro, insistiu esta terça-feira na importância da redução do IVA para dar mais competitividade ao turismo português.
À margem de um encontro com representantes da Associação de Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (AHRESP), António José Seguro reforçou a importância da descida de 23% para 13% do IVA no setor.
“Há todas as razões para continuar a insistir nesta medida. Não só razões nacionais como também de competição com outros países, designadamente com Espanha. Grécia, Irlanda e Espanha têm uma taxa de IVA na ordem dos 10%, 11%. Portugal ganha competitividade se baixar o IVA da restauração para 13%”, vincou.
Durante o encontro, os representantes da AHRESP informaram António José Seguro que, ao longo destes dois anos, foram perdidos cerca de 80 mil postos de trabalho no setor. “É uma imensidão de gente que foi para o desemprego”, realçou o Secretário-geral do Partido Socialista, acrescentando que a redução do IVA se trata de uma “medida da mais elementar inteligência fiscal”. “Representa um apoio aos empresários na área da restauração e também à preservação de postos de trabalho”, salientou.